terça-feira, 18 de agosto de 2009

AULA 1 - Estudo do mercado Regional

A EVOLUÇAO DA PUBLICIDADE NO ESTADO

· Com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, em 11 de outubro de 1977, o segmento publicitário também inicia sua história local.
· As primeiras agências de publicidade surgem na capital de MS, Campo Grande, também na década de 1970.
· Na década seguinte, 1980, inicia-se uma conscientização pelos direitos das agências e é fundada a APP/MS – Associação dos Profissionais de Propaganda de MS (1984).
· Nos anos de 1990 surgem os primeiros cursos de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, que marcam um período de profissionalização e de avanço tecnológico.
· A partir de 2000 nota-se um crescimento no número de agências, inclusive inscritas no Conselho Executivo de Normas Padrão – CENP, órgão que regulamenta e fiscaliza as atividades do setor.

1. A divisão do Estado de Mato Grosso do Sul e o cenário publicitário
· A história da propaganda no estado de Mato Grosso do Sul identifica-se com a de demais estados brasileiros no que tange a produção e distribuição de anúncios. A propaganda era desenvolvida pelos veículos de comunicação existentes na época – Jornais e Rádios; também se concentrava nos serviços de som e nos folhetos (conhecidos também como volantes), que anunciavam as promoções realizadas no comércio local e as atividades desenvolvidas pelos prestadores de serviços.
· O período de 1950 foi de grande relevância econômica para o país e, conseqüentemente, para o setor publicitário que já possuía agências estabelecidas nas principais capitais brasileiras (São Paulo e Rio de Janeiro).
· A década de 1970 foi marcada pela divisão do estado de Mato Grosso-MT e Mato Grosso do Sul-MS, pela instituição da cidade de Campo Grande como capital de MS e pelo inicio da estruturação do setor publicitário local.
· A fundação da primeira agência publicitária, nos moldes profissionalizados, precisa o ano de 1971 (METROPOL Propaganda Ltda).
· A partir desse período foram surgindo outras agências, os profissionais começaram a chegar de outros estados trazendo conhecimento e experiências das grandes regiões do Brasil.
· Ainda não havia o oferecimento de cursos na área e alguns dos profissionais do estado começavam a buscar formação específica nas principais capitais do país.

2. Veículos de Comunicação no estado
· Os jornais impressos publicados no estado de MS, em sua maioria, são bastante jovens se analisados comparativamente com as edições em outros estados brasileiros.
· Outro fator a ser destacado é a distribuição gratuita de diversos jornais semanais que ocorre na principal avenida de Campo Grande, a avenida Afonso Pena, todos os domingos pela manhã.
· A mais antiga emissora de TV do MS é a TV Morena (Rede Globo), que iniciou suas atividades em 1965.
· Em 1978 é fundada a Emissora TV MS (Record) e, posteriormente, nos anos de 1980 surgem a TV Campo Grande (SBT), TV Educativa (Cultura) e TV Guanandi (Bandeirantes).
· As emissoras de Rádio funcionando em MS são 70, sendo 21 FM e 49 AM; a maior parte das emissoras concentram-se na capital, Campo Grande.


3. As Agências de Publicidade em MS
· Segundo CONTAR a primeira agência publicitária de Campo Grande teria sido a PUBLITEC, fundada, em 1949, por Léo Ferreira.
· No entanto, a pesquisa realizada por BACCARO ET AL (2004, p. 41), constata que a PUBLITEC foi uma empresa que desenvolvia um Sistema de Sonorização Fixa em postes de energia elétrica na esquina das Ruas 14 de Julho com Rua Dom Aquino, área central da cidade e, principal área de comércio na época.
· Outra empresa que poderia se confundir a uma agência publicitária foi a DRAGÃO, empresa que prestava serviços de propaganda volante em carros de som.
· Embora a divisão do MS tenha ocorrido em 1977, há de se considerar que a primeira agência de fato instituída em Campo Grande (atual capital do estado) foi a METROPOL Propaganda Ltda, fundada em 1971 e dirigida pelos irmãos Edson e Eduardo Contar.
· Em 1972, iniciou as atividades publicitárias, também em Campo Grande, a agência OLM2, dos sócios Francisco Saturnino Lacerda, João Sá Maia e Trajano Maia. A razão social da agência referenciava o sobrenome dos sócios e como eram três sócios, porém, dois destes irmãos foi incluído o número dois.
· A história da propaganda em Mato Grosso do Sul se desenvolve principalmente na cidade de Campo Grande e pode ser contemplada a partir das seguintes fases:
1. 1950-1960 – a propaganda era desenvolvida pelos veículos de comunicação (Jornais, Rádios e a partir de 1965 pela TV), serviços de som e impressos e pela propaganda interpessoal, conhecida também como “boca-a-boca”;
2. 1960-1970 – os veículos de comunicação captavam clientes e produziam os anúncios;
3. 1970-1980 – surgem as primeiras agências de publicidade e propaganda no estado de Mato Grosso do Sul;
4. 1980-1990 – fundação da AAPP/MS (1984), inicia-se um período de conscientização e luta pelos direitos das Agências;
5. 1990-2000 – surgem os primeiros cursos de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda – período de profissionalização, avanço tecnológico;
6. A partir de 2000 – especialização e crescimento do setor, inclusive no número de agências inscritas no Conselho Executivo de Normas Padrão – CENP.
§ Das 61 agências identificadas no estado de MS, 51 delas estão em funcionamento na capital, 6 na cidade de Dourados, 1 em Nova Andradina, 1 na cidade de Ponta Porã e 2 em Três Lagoas.
§ Apesar de haver 52 agências registradas no CENP, o número de agências em funcionamento no estado de MS é superior a este, pois existem agências que não são filiadas aos órgãos do setor.
§ Com relação a este fator dois grupos podem ser mencionados:
(1) algumas destas agências objetivam crescimento e, por conseguinte, filiação em órgãos reguladores do setor para adquirirem legitimidade enquanto futuras participantes em processos licitatórios públicos no estado, além de reconhecimento público mercadológico.
(2) outras agências visam continuar atendendo pequenos clientes – comércio, serviços, e desta forma não estabelecem como meta primeira concretizar sua filiação.

4. Profissionais que atuaram e que atuam no setor (1970-2005)
§ Com o desenvolvimento da economia local (agronegócio, comércio e serviço) e com as inovações tecnológicas que se configuraram, principalmente no início dos anos de 1990, o segmento da publicidade e propaganda passou a direcionar seus esforços para a capacitação e, por conseguinte, profissionalização das áreas de atuação afins.

5. Histórico dos cursos de Comunicação Social – Habilitação em PP (MS)
· Nos anos de 1970, em MS ainda não havia o oferecimento de tal habilitação.
· A primeira habilitação do curso de Comunicação Social oferecida no Estado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, em 1989, foi Jornalismo.
· Em 1994, a Universidade Católica Dom Bosco - UCDB cria o curso de Comunicação Social e oferece opção para duas de suas habilitações: Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.
· Em 1998, quando a UCDB gradua suas duas primeiras turmas, disponibilizando para o mercado local profissionais graduados, a habilitação em Publicidade e Propaganda passa também a ser oferecida pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, que já oferecia o curso com habilitação em Jornalismo.
· Em 2001, a Faculdade Estácio de Sá – FES abre, em Campo Grande, o curso de Comunicação Social e também passa a oferecer a habilitação em PP.
· O Instituto Mato Grosso do Sul de Educação e Cultura - ISMEC (FACSUL) e o Instituto de Ensino Superior de Dourados - IESD inauguram o curso em 2003, agora expandindo a formação para região da grande Dourados.
· Em 2001, a UNIDERP em parceria com UFMS, a UCDB e a FES, sediou o XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. O tema abordado foi “A Mídia Impressa, o Livro e o Desafio das Novas Tecnologias”.
· Das 7 instituições autorizadas/credenciadas pelo MEC, no MS, para o oferecimento do curso de Comunicação Social, com habilitação em PP, 5 estão na capital (Campo Grande), 1 está na cidade de Dourados e 1 na cidade de Três Lagoas. Dos 7 cursos oferecidos na região 4 deles ainda não formaram turma, devido seu credenciamento ou abertura de vagas ser recente.

Considerações Finais
Este mapeamento configura-se o inicio de um amplo trabalho que poderá permear, além de outras informações referentes à temática histórica da publicidade sul-mato-grossense, uma análise crítica da produção no setor.
Outras indagações naturalmente poderão nortear o desenvolvimento de novas pesquisas, uma delas certamente remeterá a análise das produções realizadas pelos precursores da publicidade no estado de MS e suas implicações mercadológicas situacionais. Quanto ao desenvolvimento do setor a partir da década de 1990 (período que nascem os primeiros cursos de Comunicação Social – Habilitação em PP), há de se considerar que até esse momento não havia pesquisa em comunicação, especificamente dirigida ao setor publicitário.
A partir de então se inicia uma busca pelo conhecimento aplicado na área e pela construção de uma identidade local, no que tange às contribuições para o campo comunicacional. O interesse pelo setor publicitário (profissional) tem apresentado franco crescimento no estado de MS, resultado este derivado do aumento na procura pelos cursos de graduação em PP. Se, de um lado ocorre o aumento na busca pela capacitação técnica aplicada ao setor, de outro vislumbra-se o início de uma caminhada quanto à produção acadêmica-científica.
O segmento publicitário, em Mato Grosso do Sul, até o momento não foi contemplado com a produção de trabalhos investigativos no campo das ciências sociais, especificamente com vistas ao setor publicitário; reflexo este de um desenvolvimento mais lento no setor se comparado aos grandes centros comerciais do país. Espera-se que com o desenvolvimento dos cursos de Comunicação Social, com habilitação em PP, e com o fortalecimento profissional do setor, relatos possam ser produzidos e publicados contemplando, assim, este universo do saber numa perspectiva local e nacional.


Bibliografia
AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES – ANATEL. Disponível em: www.Anatel.gov.br> Acesso em abr/2006.

BACCARO, José Francisco et al. História da Propaganda no estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso (Projetos Experimentais em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). Campo Grande/MS: Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, 2004.

BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas: 2005.

CASTELO BRANCO, Renato. História da Propaganda no Brasil. São Paulo: IBRACO, 1990.

GRACIOSO, Francisco. Cinquenta anos de vida e propagandas brasileiras. São Paulo: Mauro Ivan P. M., 2001.

ELITE BRASIL. Jornais. Disponível em:
Acesso em 14/abr/2006

GUIA DE MÍDIA. Jornais do Mato Grosso do Sul. Disponível em:
Acesso em 14/abr/2006.

FISCHER, Luciana. A Publicidade em Mato Grosso do Sul: restrospectiva e contemporiedade.

QUEIROZ, Adolpho (Org.). Propaganda, história e modernidade. Piracicaba: Degaspari, 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário