quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

[aula] Andréia Chiara 24/02/10

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM COMUNICACAO

Necessidade do homem em DISPOR DO SABER
Aprender a CONSTRUIR O SABER
Compreender o mundo e a sociedade


Modos de aquisição do saber:
Pesquisa científica
Experiência e observações pessoais

Objetivo principal da pesquisa do saber:
“[...] conhecer o funcionamento das coisas, para melhor controlá-las, e fazer previsões melhores a partir daí” (LAVILLE e DIONNE, 1999, p.17)

OS SABERES
Saber espontâneo
Intuição (saber espontâneo ou senso comum ou ainda, bom senso)
Aparente evidência x Verificação
Tradicao (forma de transmissão do saber)
Autoridades como instituições transmissoras do saber
“O valor do saber imposto repousa, portanto, em nosso consentimento em recebe-lo, e esse consentimento repousa, por sua vez, na confiança que temos naqueles que o veiculam” (LAVILLE e DIONNE, 1999, p. 22)
Saber Racional
Filósofos: distinção entre sujeito e o objeto; princípio de causalidade; raciocínio dedutivo e intuitivo.
Contruido a partir da observação da realidade (empirismo) e verificado pela Experimentacao.
Saber deixa de ser especulativo (somente pelo exercício do pensamento)
Saber baseia-se na observação, experimentação e mensuração.
Ciências Humanas
Seu surgimento está atrelado ao triunfo da ciência em outras áreas do conhecimento. A partir dos avanços alcancados pela saúde, comunicações, meios de transporte, agricultura e outros abriu-se caminhos para o aparecimento de uma ciência que tivesse o homem social e a sociedade como objeto de estudo.

CONHECIMENTO POPULAR
Superficial - conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
Sensitivo - referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária.
Subjetivo - é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos.
Assistemático - a organização da experiência não visa a uma sistematização das idéais, nem da forma de adquirí-las nem na tentativa de validá-las.
Acrítico - verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Valorativo - seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação. As hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência e não na experimentação.
Não verificável - os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser confirmados nem refutados.
Racional - consiste num conjunto de enunciados logicamente correlacionados.
Sistemático - suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-la em sua totalidade.
Infalível e exato - suas hipóteses e postulados não são submetidos ao decisivo teste da observação, experimentação.
A filosofia encontra-se sempre à procura do que é mais geral, interessando-se pela formulação de uma concepção unificada e unificante do universo. Para tanto, procura responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência.

CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO

Apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas, valorativas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural, inspiracional e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis, indiscutíveis e exatas. É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino. Suas evidências não são verificadas. Está sempre implícita uma atidude de fé perante um conhecimento revelado.
O conhecimento religioso ou teológico parte do pricípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em revelações da divindade, do sobrenatural.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Real, factual
- lida com ocorrências, fatos, isto é, toda forma de existência que se manifesta de algum modo.
Contingente - suas proposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
Sistemático - saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Verificável - as hipóteses que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.
Falível - em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final.
Aproximadamente exato - novas proposições e o desenvolvimento de novas técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

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